O Lazer

      Nenhum comentário em O Lazer

O que é Lazer
Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo se pode entregar de livre vontade. Seja para repousar, divertir ou ainda para desenvolver a sua informação ou formação desinteressada. O indivíduo poderá ter ainda uma participação social voluntária de sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Lazer refere-se a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios, incluindo liberdade de escolha, criatividade, satisfação, diversão e aumento de prazer e felicidade. Abrange formas amplas de expressão e de atividades cujos elementos são  tanto de natureza física quanto intelectual, social, artística ou espiritual.

Lazer é um meio privilegiado para o desenvolvimento pessoal, social e econômico; é um aspecto importante de qualidade de vida. Lazer é também um produto cultural e industrial que gera empregos, bens e serviços. Factores políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais podem ampliar ou dificultar o lazer.

loading...

O lazer promove a saúde e o bem-estar geral oferecendo uma variedade de oportunidades que possibilitam aos indivíduos e grupos escolherem atividades e experiências que se adequem às suas próprias necessidades, interesses e preferências.
Lazer é um direito humano básico, como educação, trabalho e saúde, e ninguém deverá ser privado deste direito por discriminação de sexo, orientação sexual, idade, raça, religião, credo, saúde, deficiência física ou situação econômica.

Os benefícios do lazer

  •  Combate o stress,
  •  Relaxa,
  •  Contribui para o bem-estar social,
  •  Estimula a socialização e o aparecimento de novas amizades;
  •  Melhora o humor e a auto-estima; etc

Os benefícios do lazer dependem muito de pessoa para pessoa. Isto deve-se ao facto de algumas atividades que são consideradas lazer para alguns, gerarem produtividade, lucro ou benefícios econômicos, sociais ou até mesmo espirituais para outros, (para quem aceitar essa base de comparação).

Como exemplo, temos os desportistas, que praticam o desporto que gostam por lazer e não por obrigação, trazendo assim benefícios tanto para eles, como para os seus patrocinadores.

Tipos de lazer

Lazer doméstico: atividades prazerosas que podem ser realizadas dentro do próprio lar e que proporcionam interação e diversão da família. Ex: olhar TV, jogos de tabuleiro, navegar na internet.

Lazer turístico: abrange viagens e passeios com o propósito de relaxar e conhecer novos ares, está intimamente relacionado a férias.  Ex: excursões pelo país, reconhecimento de interiores do estado, cruzeiros.

Lazer trabalhista: é a atividade realizada em determinado tempo vago que é dado ao trabalhador, geralmente as grandes empresas dão aos servidores 15 min para lancharem e realizaram estas atividades. Ex: ver tv, conversar com os outros funcionários tranquilamente, fazer ioga ou academia.

Lazer escolar: pode ser visto no recreio dos alunos ou na aula de Ed. Física, além disso, em aulas práticas de todas as matérias. Ex: exposição de pintura na aula de Artes, interclasse, show de talentos, festivais esportivos.

Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a música e a bebida são os pilares centrais.

Lazer espetáculo: todo lazer relacionado com os espetáculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro,concertos,exibições ópera, cinema,shows, espetáculos, apresentações culturais) e os desportivos.

Lazer esportivo: se refere a prática de algum esporte.

Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos é dirigido a jovens maiores de 18 anos, para proporcionar uma alternativa mais sadia em suas saídas noturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer não convencional, no esportivo e no de espetáculo na que o participante é ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer também é conhecido como lazer experiencial.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.

Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

Lazer é um direito
O lazer é um direito social assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos, contudo a atual organização da sociedade, seus modos e jornadas de trabalho sem limites privam o trabalhador deste, afastando-o cada vez mais da vida social, do convívio com o mundo extra trabalho. O lazer o dignifica, proporcionando um tempo para si, com a família, com amigos e para participar da sociedade.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *