O Fair Play no Esporte; conceito e exemplos de Fair Pay

O que é Fair Pay?

 

O Fair Play no Esporte; conceito e exemplos de Fair Pay

 

Fair Play, na tradução para o português significa “jogo limpo”, ou seja, jogar limpo é o contrario de “jogar sujo”, de jogar de forma desleal ou desonesta.

loading...

A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”.

Enfim, o conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital.

O Fair Play no Futebol

No futebol, a filosofia do “jogo limpo” é adotada por meio da campanha Fair Play Campaign (Também chamada de FIFA Fair Play), que visa beneficiar o cumprimento das regras, do bom senso e do respeito a jogadores, árbitros, adversários e torcedores.

A campanha começou em 1986, após o famoso Gol de mão de Diego Maradona contra a Inglaterra.

Porém, a FIFA já promovia o Fair Play através do Troféu de Fair Play, que é entregue desde 1978 à equipe menos faltosa da Copa do Mundo.

Desde 1997, como parte da Fair Play Campaign, a FIFA dedica uma semana do seu calendário internacional a celebrar e promover o Fair Play, solicitando as federações nacionais a organizarem atividades para realçar a importância da desportividade dentro e fora de campo. A campanha é representada pelo slogan “My Game is Fair Play“.

Exemplos de Fair Play ocorridos em Copas do Mundo

1. Brasil 1 x 0 Inglaterra – 7/jun/1970

Depois de um jogo muito disputado, Pelé se dirigiu ao zagueiro Bobby Moore e trocou a camisa com o capitão inglês. Os dois jogadores se abraçaram em uma demonstração de respeito mútuo. É considerado o momento que popularizou as trocas de camisas em Copas do Mundo.

2. EUA 1 x 2 Irã – 21/jun/1998

Os dois países tinham cortado as relações diplomáticas, mas os jogadores das duas seleções trocaram presentes, ajudaram uns aos outros fora de campo e combinaram secretamente a realização de três partidas entre os times, sem o conhecimento do governo de ambos.

3. México 3 x 1 Irã – 11/jun/2006

Antes do início da partida, o goleiro iraniano Ebrahim Mirzapour entregou um buquê de flores ao goleiro mexicano Oswaldo Sánchez, que havia acabado de voltar em um voo de Guadalajara, onde havia enterrado seu pai.

Vídeo com exemplos de Fair Play


loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *