Ginástica Funcional – Treinamento Funcional

Ginástica Funcional – Treinamento Funcional

O que é Ginástica/Treinamento Funcional?
A ginástica ou treinamento funcional são exercícios relativamente simples, realizados somente com o peso do próprio corpo ou com equipamento de pouco peso, baseados nos movimentos que as pessoas realizam no seu dia a dia, como agachar, levar, empurrar, puxar, carregar pequenos pesos, sentar, manter uma boa postura, etc… A ginástica/treinamento funcional também se preocupa muito com a manutenção de uma boa postura durante a realização dos exercícios.

loading...

Treinamento do CORE 
O CORE é nome dado a região do copro que envolve os músculos da região abdome-bacia-pélvis-lombar, esses músculos que dão sustentação e estabilidade a quase todos os movimentos e exercícios realizados pelo corpo, mesmo as atividades mais leves e rotineiras do dia a dia. Portanto, fortalecer os músculos do CORE (treinamento do CORE) é importantíssimo na ginástica/treinamento funcional, pois dará desenvoltura para realização de qualquer atividade ou exercícios, dos mais simples aos mais complexos.

Os músculos do CORE são:
– Recto abdominal
– Transverso
– Grande Oblíquo
– Pequeno Oblíquo
– Erector da coluna
– Flexores da coxa. Os músculos que fazem parte:
– Psoas Ilíaco
– Recto anterior do Quadricípede
– Tensor da Fascia Lata
– Sartório
– Glúteo médio e pequeno
– Grande Glúteo, Hamstrings e Piriformes
– Adutores da coxa

Alguns exercícios para fortalecer o CORE (Treinamento do CORE) são:
– Prancha ventral e Prancha lateral
Resultado de imagem para prancha CORE
– Prancha dorsal

– Elevação do quadril

– Abdominal com bola (apoiando a lombar na bola – não force o pescoço)

Alguns exercícios de Ginástica/Treinamento Funcional (ilustrações):

Prancha lateral, prancha ventral, gato invertido, abdominal na bola, etc…
Treinamento com bola, pesos leve e extensores.
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *