Fundamentos do Futsal: resumo com os principais Fundamentos do Futsal

Domínio/recepção de bola – Fundamentos do Futsal

Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O Domínio pode ser feito com qualquer parte do corpo permitida pela regra, porém a principal técnica de domínio no Futsal é a “pisada”.

Dominio ou recepção de bola - Resumo Fundamentos do Futsal
Domínio ou recepção de bola no Futsal

Controle de bola – Principais Fundamentos do Futsal

Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. É o que as crianças chamam de embaixadinhas.

loading...
Controle de bola - Fundamentos do Futsal
Controle de bola no Futsal

Condução de bola – Fundamentos do Futsal

A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta ou em ziguezague.

Condução de bola - Fundamentos do Futsal
Condução de bola no Futsal

Chute no Futsal – Resumo Fundamentos do Futsal

O chute surge quando do contato com a bola em direção à meta
adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Os tipos de chute são com o dorso(peito de pé), com o lado interno do pé(colocado), de bico, de calcanhar e por cobertura(cavadinha).

 Chute no Futsal - Resumo Fundamentos do Futsal

Chute no Futsal

Cabeceio – Fundamentos do Futsal

A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe. O Cabeceio deve ser feito com a parte frontal da cabeça(região da testa).

 Cabeceio - Fundamentos do Futsal
Cabeceio no Futsal

Passe no Futsal – Principais Fundamentos

O passe só acontece quando um jogador envia a bola para outro jogador de sua equipe. A técnica mais utilizada para realização do passe é bater na bola com o lado interno do pé(colocado), mas o passe pode ser feito com qualquer parte do corpo permitida pela regras, como de cabeceio, de bico, de peito e até com a sola do pé, a chamada roladinha.

Passe no Futsal

Drible no Futsal

O drible é feito por um jogador que esteja dominando a bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário, conduzindo a bola em diferentes direções. Esse “passar pelo adversário” exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio.

Assista abaixo um vídeo sobre o Fundamentos Drible no Futsal.

 
Créditos do vídeo: Canal umComo

Fundamento Finta no Futsal

Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. É o popular “drible de corpo”.

Veja mais sobre Futsal



Fontes:

Fundamentos do Futsal – Os fundamentos técnicos do Futsal – http://www.dicaseducacaofisica.info/esportes/futsal/fundamentos-do-futsal/

loading...