Alienação, Lazer alienado, Consumo alienado, Trabalho alienado

Alienação, Trabalho Alienado, Consumo Alienado e Lazer Alienado

ALIENAÇÃO
Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.

loading...

Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra portanto uma dimensão objetiva — a realidade alienante — e a uma dimensão subjetiva — o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.

LAZER ALIENADO
O processo de alienação na sociedade industrial afeta também a utilização do tempo livre destinado ao lazer.
A indústria cultural e de diversão vende peças de teatro, filmes, livros, shows, jornais e revistas como qualquer outra mercadoria. E o consumidor alienado compra seu lazer da mesma maneira como compra seu sabonete. Consome os “filmes da moda” e frequenta os “lugares badalados” sem um envolvimento autêntico com o que faz.
Agindo desse modo, muitos se esforçam e fingem que estão se divertindo, pensam que estão se divertindo, querem acreditar que estão se divertindo. Na verdade, “através da máscara da alegria se esconde uma crescente incapacidade para o verdadeiro prazer.

CONSUMO ALIENADO
O Tópico que provavelmente e o mais importante, o consumo alienado e o individuo que compra certa mercadoria e não usa, geralmente compra por estar na moda ou por influencia das pessoas e da mídia. O Consumo alienado também fala do individuo que usa o produto por estar na moda mesmo não gostando do produto ele o utiliza, para ficar na moda e para demonstrar diferença de status.

Consumo é o ato de a sociedade adquirir algo para atender as suas necessidades e seus desejos. Quando a pessoa compra de uma forma para aliviar sua ansiedade ou compra exageradamente e muitas vezes nem utiliza o produto, a pessoa se torna alienada. Oneomania é uma doença que atinge principalmente as mulheres, alguns dos sintomas que possam detectar a doença é o fato de a pessoa querer comprar tudo o que vê pela frente, se tornando viciado (a) em compras.

TRABALHO ALIENADO
Trabalho alienado, e aquele trabalho em que o Individuo passa disperdido por ele, e pelo que acontece a sua volta, é o trabalho feito apenas por razões financeiras, para ganhar dinheiro, sem que sua função tenha o menor sentido para sua vida.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *