A ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS

      Nenhum comentário em A ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS
A ORIGEM DOS JOGOS OLÍMPICOS
As Olimpíadas surgiram entorno dos anos 753 a.C. , e elas eram usadas para homenagear os deuses, principalmente Zeus. O que era uma forma de reverência pelo fato das Olimpíadas ocorrerem no lugar onde os deuses moravam. Para quem não sabe, as olimpíadas ocorriam em Olímpia, uma cidade Grega que possuía o monte Olimpo, local onde moravam os ”deuses” da mitologia grega. Daí o nome Olimpíadas.
As Olimpíadas também não existiriam se não existissem muitos escravos na Grécia. O fato de ter muitos escravos na Grécia deixou a maioria das pessoas com tempo livre, o que levaram elas a se dedicarem mais a filosofia, a mitologia e aos esportes.

Inicialmente só havia uma modalidade os 170 metros, depois foram adicionados outros esportes como o boxe. Mas os jogos não eram tratados como competições e sim como festas para homenagear deuses. Os antigos jogos olímpicos não tinham datas marcadas, mas ocorriam em torno de 4 anos em 4 anos. Assim como é atualmente.

Com a invasão romana sobre os gregos, os Jogos Olímpicos foram perdendo sua força e sua identidade e foi proibido em 392 a.C. pelo imperador romano Theodosius( quando se converteu ao cristianismo) proibindo também toda e qualquer manifestação pagã na Grécia.

Jogos Olímpicos da Era Moderna
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Jogos Olímpicos e Política
As Olimpíadas, em função de sua visibilidade na mídia, serviram de palco de manifestações políticas, desvirtuando seu principal objetivo de promover a paz e a amizade entre os povos. Nas Olimpíadas de Berlim (1936), o chanceler alemão Adolf Hitler, movido pela ideia de superioridade da raça ariana, não ficou para a premiação do atleta norte-americano negro Jesse Owens, que ganhou quatro medalhas de ouro. Nas Olimpíadas da Alemanha em Munique (1972), um atentado do grupo terrorista palestino Setembro Negro matou 11 atletas da delegação de Israel. A partir deste fato, todos os Jogos Olímpicos ganharam uma preocupação com a segurança dos atletas e dos envolvidos nos jogos.


Em plena Guerra Fria, os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou (1980) em protesto contra a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas. Em 1984, foi a vez da URSS não participar das Olimpíadas de Los Angeles, alegando falta de segurança para a delegação de atletas soviéticos.
loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *